26/04/11

LUÍS BETTENCOURT


Luís Bettencourt from Tiago Pereira on Vimeo.
PROJECTO 108

Filmado no Auditório Ramo Grande, Praia da Vitória, Ilha Terceira - Açores
25 de Abril 2011.

Realização: Tiago Pereira
Som: Sara Morais


Canon 5d
2 Schoeps stereo


"Empty Space" é o título do primeiro álbum a solo deste músico e intérprete que, após vários anos de imigração nos Estados Unidos, resolveu 'regressar' à terra de origem em meados dos anos oitenta. A vinda de Luís Bettencourt, , veio agitar positivamente a cena musical dos Açores.
Músico de grandes recursos, com um ouvido invulgar, muito dotado quer a nível de execução quer a nível de concepção de arranjos e composição, e de uma intuição prodigiosa, Luís Gil Bettencourt redescobre nos Açores as raízes do som de uma terra que havia deixado mas que ele teimava em redescobrir. Se na América, sempre bem acompanhado por bons músicos norte-americanos e pelos irmãos Roberto e depois Nuno (Extreme), foi a opção pelo "progressive rock", o regresso a Portugal é primeiro um tempo de transição e depois de uma enorme abertura para novos trilhos sonoros.
Para o 'Luisinho da Praia da Vitória', "o puto dos Mini-Sombras que esgalhava na guitarra em cima de mesas de salas de bailes e assaltos de outros tempos", começava então um tempo bastante produtivo e inspirado que viria a enriquecer, de forma muito particular, o que de bom se fazia e faz nos Açores em termos de música.
Salientamos ainda aqui a escolha de Luís Gil Bettencourt para produzir os álbuns "A Vez Primeira" (GVIT/1992) do Grupo de Violas da Ilha Terceira e de "Monte Formoso" (1989) da Brigada Victor Jara. Digna de nota também é a participação dele no álbum "Traz-os-montes" (EMI-VC/1994) de Né Ladeiras e a participação com o tema "Nado Morto", um poema de Vitorino Nemésio, no álbum "Manifestasons" (ACERT/1996).
A comprovar a versatilidade que, ao longo dos anos, lhe tem permitido trabalhar em várias frentes, faz sentido mencionar aqui o belíssimo trabalho de composição no tema "Lavadeira", com letra do poeta popular emigrado João Teixeira de Medeiros.
Quanto a discografia própria, para além do celebrado "Empty Space", Luís Gil Bettencourt conta com os singles "If There´s a Reason/In-Out" e "Tema d' Amor", o LP "Bilingual" e o CD "Antero.
Falar de Luís Gil Bettencourt também é lembrar o papel que ele teve no nascimento do Festival Maré de Agosto e num sem número de outras iniciativas das quais teremos de destacar o Festival "Jazz - Sons de Uma Longa História" e o Festival Internacional do Ramo Grande/Praia da Vitória.

Sem comentários:

Enviar um comentário